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Características Técnicas:
Veículos com freio ABS e ESP
ABS atua como um sistema auxiliar aos freios convencionais do veículo. Sua função primordial é evitar o travamento das rodas em frenagens mais severas e bruscas. Nestas ocasiões é muito comum a derrapagem e eventuais acidentes.
Um dos principais indicadores de que o ABS foi acionado em uma frenagem é a trepidação no pedal do freio. Isso ocorre porque o sistema força o pedal de volta para aliviar a pressão da frenagem. Isso acontece repetidas vezes em um curto espaço de tempo.
O ESP (Eletronic Stability Program) é mais um recurso tecnológico associado ao sistema de freio do seu veículo. O Programa Eletrônico de Estabilidade, como é chamado em português, atua otimizando a trajetória e dirigibilidade do veículo em situações atípicas. Ou seja, em mudanças repentinas de direção e curvas acentuadas em alta velocidade.
Em resumo, o que o ESP faz é corrigir a trajetória do automóvel a partir do acionamento independente dos freios. Ou seja, sempre que o sistema detectar que o carro apresenta um comportamento de risco, como em curvas acentuadas, em que o eixo interno tende a perder aderência, ele é capaz de agir autonomamente acionando os freios de forma precisa e independente. Tudo para assegurar que o motorista tenha total controle sobre o automóvel.